Benefícios de ouvir música.
25/03/2016 - 14h04 em Curiosidades

“Uma coisa boa sobre a música, é quando ela bate em você, você não sente dor.“

Bob Marley

 

 

Uma pesquisa feita nos Estador Unidos, concluiu que a música não só nos ajuda a lidar com a dor – também pode beneficiar a nossa saúde física e mental em inúmeras outras maneiras. 

Confira abaixo, os benefícios de ouvir música e como ela pode melhorar a sua vida.

 

1. Aliviar a dor. A música pode reduzir significativamente a intensidade percebida da dor.

 

2. Melhorar a execução e desempenho. Aqui está uma maneira fácil de bater o seu melhor tempo, se você é um corredor: Ouça as suas músicas favoritas para te dar um gás. Ouvir música pode ajudar as pessoas a correr mais rápido, aumentar a sua motivação treino e aumentar a sua resistência.

 

3. Aumentar treino de resistência. Pode melhorar o desempenho físico e aumentar a resistência durante uma sessão de exercício difícil.

 

4. Acelerar a recuperação pós-treino. Ouvir música depois de um treino pode ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Qualquer tipo de música pode ajudar no processo de recuperação física.

 

5. Melhorar a qualidade do sono. Ouvir música clássica tem sido eficaz contra insônia, tornando-se uma alternativa segura e barata para dormir sem a indução de remédios.

 

6. Ajudar as pessoas a comerem menos. Um estudo descobriu que ouvir música suave (e diminuir as luzes) durante uma refeição pode ajudar as pessoas a comer mais devagar e consumir menos alimentos de uma só vez (talvez porque a música nos ajuda a ser mais conscientes com o alimento).

 

7. Melhorar a função dos vasos sanguíneos. Os cientistas descobriram que sentir emoções ao escutar as músicas tem um efeito saudável sobre a função dos vasos sanguíneos. Os participantes do estudo se sentiram mais felizes e resultou em aumento do fluxo sanguíneo em seus vasos sanguíneos.

 

8. Reduzir o stress. A pesquisa descobriu que ouvir música pode aliviar o estresse, desencadeando redutores de estresse bioquímicos.

 

9. Induzir um estado meditativo. Ouvindo batidas musicais calmas podem alterar a velocidade das ondas cerebrais, criando atividade cerebral semelhante a quando uma pessoa está meditando ou em um estado hipnótico.

 

10. Aliviar sintomas de depressão. Quando você está se sentindo deprimido, a música pode ajudar a curar. A pesquisa sugere o tipo de música para se ouvir nesse caso: sons clássicos e de meditação parecem, enquanto que o heavy metal e techno pode realmente fazer os sintomas depressivos piorarem.

 

11. Melhorar a concentração. A música pode aumentar o desempenho em tarefas cognitivas. O estudo descobriu que ouvir música permitiu os examinandos a completarem mais perguntas no tempo previsto de um teste, e assim conseguir mais respostas certas.

 

12. Ajudar as pessoas a ter um melhor desempenho em situações de alta pressão. Quer ir bem numa reunião, num esporte ou em alguma competição. Foi descoberto que os jogadores de basquete propensos a um mau desempenho sob pressão durante os jogos foram significativamente melhores ouvindo uma música empolgante entes de entrarem em quadra.

 

13. Reduzir ansiedade, tanto quanto uma massagem. O efeito da música sobre os níveis de ansiedade é semelhante ao efeito de obtenção de uma massagem. Aqui está uma idéia faça os dois juntos. É relaxamento em dobro!

 

14. Elevar o humor enquanto dirige. Essa vai para quem mora em grandes cidades (= muito trânsito). Ouvir música durante a condução pode impactar positivamente o humor. Então, quando você está se sentindo mal-humorado no carro, coloque suas músicas favoritas.

 

15. Facilidade de recuperação em pacientes com AVC. Foi concluído que quando os pacientes com AVC ouviam música durante duas horas por dia, a memória verbal e atenção melhorou e eles tinham um humor mais positivo em comparação com pacientes que não ouviam música.

 

Não importa qual seu estilo musical, deixe a música entrar em sua vida e seja mais feliz!

 

Fonte do estudo: USA Today www.usatoday.com

COMENTÁRIOS