• UM POUCO SOBRE A RÁDIO

Seu idealizador desde pequeno sempre demonstrou sua paixão e interesse pelo rádio. Constantemente fazia leituras de artigos sobre os conceitos que envolvem a radiodifusão, desde a parte operacional como também técnica. Quando jovem, costumava visitar as emissoras locais e observar como era feito o rádio, que naquela época, não empregava a tecnologia disponível nos dia
s de hoje. Não existia programaçõ
es gravadas e/ou agendadas, tudo era realmente feito ao vivo e manual, as músicas e vinhetas eram executadas a partir do vinil ou cartucho, muito utilizado naquela época. Posteriormente surgiram os MD’s e CD’s que passaram a conceder uma melhor qualidade e ocupar menos espaço físico para armazenamento. Pouco tempo depois, a informática tornou-se uma grande aliada e trouxe novas tecnologia e possibilidades através de software’s de edição e automação para as rádios.

A ideia de se criar uma rádio on-line, surgiu no ano de 2013, quando trabalhava na cidade de São Paulo. Na ocasião ouvia rádios on-line através de aplicativos instalados em seu celular, despertando o interesse em se aprofundar sobre o assunto, passou a budscar maiores informações sobre o funcionamento e recursos necessários para se criar uma rádio web. Após realizar pesquisas e adquirir conhecimento suficiente, constatou-se que era possível criar uma rádio web de forma independente, empregando um investimento relativamente baixo comparando a uma emissora comercial. A partir daí começou os trabalhos para que esse sonho antigo se tornasse realidade, tendo início os trabalhos para adequação de recursos e testes sobre a funcionabilidade.

Em 11 de Janeiro de 2014 a Interativa entrou no ar de forma definitiva, tendo como principal objetivo a transmissão de uma programação eclética, resgatando grandes clássicos musicais, como também destacando as atualidades no âmbito pop/rock, dance music, hits clássicos voltados ao público jovem e afins, porém em sua programação sempre preserva um conteúdo de qualidade.

Passados alguns meses a Rádio Interativa passou a constar nos principais portais de rádios on-line e aplicativos disponíveis no mercado, como por exemplo RádiosNet e o Tunein, facilitando o acesso para aqueles que necessitam de mobilidade e gostam de ouvir músicas.

Atualmente dispomos de recursos para transmissão de áudio ao vivo via internet 24hrs por dia, empregando o uso da tecnologia streaming para transmissão de áudio via internet, diretamente de um home estúdio onde é executado e processado todo o áudio que é transmitido. A aplicação de todos estes recursos garantem uma melhor qualidade e fidelidade do áudio para aqueles que prestigiarem a nossa programação.

Abaixo segue o layout de funcionamento da Interativa.

 

Muito embora seja um empreendimento sem fins lucrativos, sabemos que este segmento está crescendo de forma significativa no meio eletrônico, e muitas pessoas estão optando por este novo tipo de entretenimento. Além da relação custo/benefício, uma entre outras vantagens, é a possibilidade de conseguir ouvir o mesmo conteúdo em qualquer lugar do planeta, bastando para isso apenas o acesso a internet, através de um computador, tablet ou smartphone.

Esperamos que com todo esse trabalho realizado, possamos levar até você uma programação musical agradável e variada, despertando a vontade de ouvir um novo estilo de rádio.

Rádio Interativa - Boa música, onde você estiver!!!

 

  • ACERVO MUSICAL

O acervo da Rádio Interativa reúne uma vasta coleção de músicas, englobando vários segmentos musicais. Destacamos principalmente aqueles voltados ao seu estilo, como por exemplo: Pop/Rock Nacional e Internacional, Dance Music, Disco Music, Flashback’s, Versões extendidas e remixes.

Atualmente ocupando um espaço de aproximadamente 87 Gigabytes, o acervo da Rádio Interativa é composto por aproximadamente 18.000 arquivos. Só pra se ter uma idéia, esse número de arquivos é capaz de garantir uma programação de 1.200 horas, ou seja, aproximadamente 50 dias executando músicas sem repetição.

Todos os arquivos de áudio disponíveis em nossa biblioteca musical são classificados por estilos, garantindo uma fácil localização, além de serem tratados digitalmente através de software’s que corrigem e normalizam o volume de cada um dos arquivos.

 

  • CURIOSIDADE - COMO SURGIU O RÁDIO PELA INTERNET?

As primeiras experiências de transmissão de rádio pela Internet foram registradas já na década de 1990, nos Estados Unidos, país onde praticamente nasceu o novo meio de conexão e transmissão de dados: a internet. Também na segunda metade desta mesma década, algumas rádios inglesas já experimentavam as novas possibilidades com a transmissão instantânea de áudio via internet.

Anos mais tarde e com os avanços tecnológicos possibilitaram realmente a entrada do rádio na internet, através da tecnologia streaming. A criação dessa nova mídia, que significaria o fluxo contínuo de áudio pela internet, em 1995, permitia que a rede mundial de computadores se firmasse realmente em sua vocação multimídia, podendo disponibilizar arquivos de áudio e vídeo com maior facilidade e rapidez aos seus internautas. Algo que não era possível até a época, quando os usuários ainda precisavam esperar longas horas até que os arquivos desejados fossem baixados para o computador e disponibilizados com uma qualidade duvidosa. A mídia streaming facilitou esse acesso e transmissão de arquivos de músicas e vídeos inaugurando uma nova etapa para a história do rádio, passando a ser denominado como web rádio.

Pode-se dizer que foi justamente a própria revelação da rede mundial de computadores como uma nova ferramenta tecnológica, que possibilitou o acesso de usuários de qualquer parte do mundo, a qualquer hora, o estímulo ao avanço das pesquisas e descobertas de novas técnicas de transmissão. E, tornando-se possível essa transmissão de som em tempo quase simultâneo ao da sua emissão, verificou-se que era então possível, também, realizar a transmissão ao vivo de áudios.

Assim, os criadores dessa tecnologia conseguiram, em janeiro de 1996, fazer a transmissão ao vivo do primeiro rock ao vivo pela Internet.